Conheça a tecnologia por trás do Jeep Renegade

Além de ser dono de um estilo único e de um motor de grande potência, o Jeep Renegade oferece o que há de mais moderno quando o assunto é tecnologia.

E o item que logo salta aos olhos – e ainda traz um charme especial para o painel do veículo – é o sistema multimídia UConnect, com tela de 5 polegadas touchscreen, câmera de ré, e sistema GPS de série. Somado a isso, o painel de instrumentos lança mão de uma tela de 7 polegadas de transístor de película fina (TFT, Thin Transistor Film, em inglês), a mais moderna tecnologia de display colorido da indústria, que permite ao motorista configurar as informações que deseja visualizar.

A eletrônica embarcada no Jeep Renegade também está presente além de onde a visão do motorista alcança. Alguns recursos podem estar escondidos, mas fazem toda diferença para uma condução segura, seja no asfalto ou no fora de estrada.

É o caso do controle de estabilidade, que ajuda o condutor a manter o controle do veículo em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos ou em piso escorregadio. Por meio de sensores, a central eletrônica capta diversos dados (como rotação das rodas, ângulo de esterçamento do volante e força lateral que está sendo aplicada no veículo) e monitora o comportamento do SUV. Se concluir que o motorista vai perder o controle dele, o sistema entra em ação, aplicando a força de frenagem de forma independente nas rodas – pode ser somente em uma roda ou em um dos lados – até que o veículo retome a trajetória ideal.

Outro dispositivo eletrônico importante é o controle de tração, que evita que as rodas girem em falso. Ao detectar que uma delas perdeu a aderência com o solo, ele aplicará o freio para segurá-la e direcionará a tração para outra roda com aderência. Dessa forma, toda a força do motor está sempre sendo transmitida para o piso e continua o tempo todo disponível para o motorista.

A tecnologia do Jeep Renegade não se faz presente apenas por meio da parte eletrônica, mas, também, por meio da parte mecânica. Um bom exemplo é a suspensão independente nas quatro rodas. O Renegade utiliza suspensão do tipo McPherson, que trabalha na conexão da carroceria do veículo com as rodas de forma independente, garantindo ótima estabilidade nas curvas e, principalmente, melhor absorção das irregularidades do asfalto, oferecendo muito mais conforto para os ocupantes.